28 dezembro 2014

VOCÊ TERIA A CORAGEM DE ZAQUEU ?


Existem coisas que não passam desapercebidas.
Lá estava aquele homem, baixinho, franzino, rico e muito curioso procurando ver quem era Jesus. A multidão o impedia de vê-lo, pois a sua estatura em nada o ajudava. Zaqueu corre adiante da multidão e sobe numa figueira e ali espera por Jesus, pois esse era o caminho que o Mestre teria que passar.

Ele nunca imaginou que a sua vida seria mudada naquele dia. Jesus então, para, olha pra cima da figueira e resolve passar a noite na casa de Zaqueu. Já ouvi diversas teorias do porque Zaqueu subiu naquela figueira exatamente onde Jesus passaria. Como também o porque Jesus resolveu ir na casa dele. Quero pensar por mim mesmo e imaginar que a coragem de Zaqueu foi o diferencial naquele episódio.

Um homem rico, publicano, como eram chamados os cobradores de impostos, pois eles trabalhavam para o inimigo opressor, no caso o império Romano. Zaqueu deve ter ouvido falar muito de Jesus e a sua curiosidade ficou aguçada: talvez ele quisesse conferir a altura de Jesus ? A cor do cabelos de Jesus ? As roupas de Jesus ? Talvez ele quisesse ver o aspecto daquele homem, pobre, sem casa, sem dinheiro, sem fortuna, mas que arrebatava multidões após si, ensinando amor, perdão, fé, coragem, ..... Estaria Zaqueu interessado em ver Jesus e aprender dele como cativar pessoas para que não fosse odiado por sua gente ?

A verdade é que nunca saberemos porque Zaqueu subiu naquela figueira, apenas conjecturamos, imaginamos, supomos, criamos possibilidades, teorias, mas nada além do que o texto de Lucas 19 nos diz.

Zaqueu sobe naquela árvore, se tinhas espinhos ou não, isso não importa, mas ele sobe na árvore e se torna o centro da GRAÇA de Deus.
Jesus vai a sua casa, e apenas a sua presença, a sua companhia, transforma aquele homem, numa nova criatura. Jesus entrou, sentou, foi servido e pelo que tudo indica, no meio da refeição, Zaqueu, abre seu coração ao Mestre e se mostra arrependido pelos erros que cometeu e se ainda tivesse outros que não tinha ciência, por estes também se arrependia. Zaqueu foi agraciado por Deus, com a presença Bendita de Jesus em sua casa.

Quantos curiosos hoje, apenas querem conhecer o evangelho, mas não querem receber Jesus em suas casas, em suas vidas, em seus corações. Quantos de nós, quantos pregadores famosos, quantos pastores que estão diariamente na mídia, quantos líderes destacados desta nação, estariam dispostos a abrirem os corações e assumirem suas falhas, seus erros, suas "mancadas", seus fracassos e recomeçarem do zero ?

Infelizmente, a pregação, a retórica, os discursos nos grandes congressos, são lindos de se ouvirem, mas muito pouco, ou quase nada PRATICADOS !!
Hoje muitos de nós queremos ser chamados de grandes pregadores, apóstolos, bispos, pastores, exemplo de ministérios pessoais a serem seguidos, mas não estamos nenhum um pouco dispostos a assumirmos que somos NADA sem o Deus que está em nós. 

O que se prega, é muito diferente daquilo que vivemos. Aquilo que muitas vezes se fala nos púlpitos, jamais foi nem será vivido no átrio. Se fala em santidade, e sequer vivemos o amor que pensamos ter. Continuamos egoístas, gananciosos por poder, fama, dinheiro, status, sempre queremos ser CABEÇA, nunca sermos corpo.

Zaqueu, nos mostra que nem sempre quem " DESCE na presença do Senhor " desce de verdade, pois esse homem, "desceu SUBINDO", se expondo, tirando a máscara, a capa, se tornando o centro de todos para receber a GRAÇA que lhe bastava.

Em Cristo,
Pr Ivair J. Lehm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES