04 novembro 2014

AS INDULGÊNCIAS MODERNIZADAS

Deixei passar o dia 31, dia da reforma Protestante, para postar esta reflexão para não querer parecer o Martinho Lutero. 
Há tempos tenho em meu coração fazer uma postagem sobre as indulgências modernas, aquelas que se ensinam por aí. Pode ser que esta postagem seja mais uma em meio as milhares que defendem o Evangelho de Jesus dessa corja de vendilhões da modernidade, mas mesmo assim, vou escrever aqui o que penso e quem sabe, ajudar alguns a abrirem os olhos ou aumentar o número de desafetos.

Martinho Lutero  foi um monge agostiniano e professor de teologia. germânico que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Levantou-se veementemente contra diversos dogmas do catolicismo romano,contestando sobretudo a doutrina de que o perdão de Deus poderia ser adquiridos pelo comércio das indulgências. Essa discordância inicial resultou na publicação de suas famosas 95 Teses em 1517, em um contexto de conflito aberto contra o vendedor de indulgências Johann Tetzel. Sua recusa em retratar-se de seus escritos, a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521, resultou em sua excomunhão da Igreja Romana e em sua condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Germânico. Dentro deste breve resumo, quero aqui destacar apenas duas de suas 95 teses, mas poderia citar muitas outras, porém o espaço (e o desinteresse de muitos em ler) são muito pequenos. Vou aqui falar brevemente sobre algumas poucas teses de Lutero, que parecem muito contemporâneas, pois temos visto isso sendo pregado diariamente em nossas igrejas e não percebemos o engodo que vivemos. 

27ª Tese - Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa, a alma se vai do Purgatório. LUTERO rejeita a pregação do SEMEIE que você receberá uma benção ESPECIAL. Aqui no caso era a saída de um parente querido do purgatório, mas hoje em dia, os pregadores afirmam que dar dinheiro para seus projetos, ministérios, investir em sua visão...trará uma benção fora do comum para a pessoa.

28ª Tese - Certo é que no momento em que a moeda soa na caixa, vem o lucro e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda porém, ou a intercessão da Igreja tão só correspondem a vontade e ao agrado de Deus. LUTERO mostra algo que parece que muitos não enxergam até hoje. Esses pregadores modernos além de pregarem futilidades, são  AMANTES  INVETERADOS  do dinheiro.

52ª Tese - Comete-se injustiça contra a palavra de Deus quando, no mesmo sermão, se consagra tanto ou mais tempo a indulgência do que a pregação da Palavra de Deus. Será que isto foi escrito mesmo em 1517 , a quase 500 anos atrás ?? Hoje os pregadores e pastores não fazem outra coisa senão convencerem os fiéis a DAR, DOAR, INVESTIR, SEMEAR...os cultos são apresentações pessoais, músicas de auto ajuda, músicas, músicas, ofertas, ofertas, ofertas, músicas e depois a palavra.

53ª Tese - São inimigos de Cristo e do papa quantos por causa da prédica de indulgências proíbem a palavra de Deus nas demais igrejas. LUTERO via acontecer a mesma coisa que presenciamos hoje. Se você questionar a petição de dinheiro na igreja, você poderá ser excomungado, amaldiçoado, visto como um REBELDE e se fosse possível, seria conduzido a fogueira e mandado para o inferno.

62ª Tese - O VERDADEIRO  tesouro da igreja é o Santíssimo Evangelho da Glória e da Graça de Deus. PRECISA COMENTAR ??????

63ª Tese - Este tesouro porém, é muito desprezado e odiado, porquanto faz com que os primeiros sejam os últimos.

64ª Tese - Enquanto isso o tesouro das indulgências é sabiamente o mais apreciado, porquanto faz com que os últimos sejam os primeiros.

65ª Tese - Por essa razão os tesouros evangélicos outrora foram as redes com que se apanhavam os ricos e abastados

66ª Tese - Os tesouros das indulgências, porém, são as redes com que hoje se apanham as riquezas dos homens. 

Separei este grupo de 4 teses para dizer: você percebe que hoje, as igrejas devem produzir ?? Igreja que não dá lucro é fechada, ou o obreiro é trocado por alguém que faça aumentar o caixa da igreja e a sua arrecadação. Antes o evangelho buscava salvar os Ricos, hoje a pregação é apenas para massagear seus egos e conseguir movê-los a ponto de doarem dinheiro. Se as pessoas forem de um nível social e econômico mais elevado, não se fala em pecado, doutrina, santificação, oração, volta de Jesus, céu, inferno...se fala apenas em como aumentar a RIQUEZA e pregar ESTRATÉGIAS de como fazer fortuna. Comece a prestar atenção nas mensagens de auto ajuda que vemos e ouvimos diariamente.

82ª Tese - Eis um exemplo: Por que o papa não tira duma só vez todas as almas do purgatório, movido por santíssima caridade e em face da mais premente necessidade das almas, que seria justíssimo motivo para tanto, quando em troca de vil dinheiro para construção da catedral de S. Pedro, livra um sem número de almas, logo por motivo bastante insignificante ? LUTERO questiona: se o papa tem o poder de tirar almas do purgatório, porque não faz isso por amor e sim por dinheiro ??

Essa tese deixei para falar sobre o que mais me deixa triste nas igrejas. Vou dar apenas um exemplo de vários e vários que já vi na MINHA IGREJA. Certa vez, veio um pregador na minha igreja e após uma pregação empolgante, ele mandou que distribuíssem envelopes NOS VALORES DE $50 $100 e $200 reais. As pessoas deveriam escolher a quantidade que queriam SEMEAR e colocar 3 pedidos de oração. Ele estaria orando uma vez por semana no MONTE por todos aqueles pedidos e Deus daria uma benção FORA DO COMUM. 

Se Deus lhe deu esta estratégia para abençoar as pessoas, PORQUE ELE NÃO FAZ DE GRAÇA ?? Jesus disse aos discípulos seus: "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai." (Mateus 10 : 8). Porque a pessoa tem que dar uma quantia ? Para pagar a oração ?
Comprar a benevolência de Deus ?

Se o pregador tem uma necessidade ele deve, biblicamente comunicar com os santos (Romanos 12:13) e a igreja ajudar a necessidade do pregador, pois digno é o obreiro do seu salário (1ª Tim 5:18). Penso que a igreja deve ajudar quem prega e ensina o Evangelho, isso é bíblico....mas a forma como isso tem sido feito é repugnante.
O pior que se você disser a verdade, muitos o terão como incrédulo, inclusive o pregador poderá te envergonhar diante da igreja, mas sejamos razoáveis: Lutero estava certo ou errado ?

Acho que em breve deve aparecer outro LUTERO por aí ou vários, fixando as 95 teses nas portas de muitas igrejas....que Deus nos ajude !!!!!!

Em Cristo,
Pr Ivair J. Lehm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES