05 julho 2014

DIGA PARA O IRMÃO DO TEU LADO: NÃO AGUENTO MAIS ESSA MANIA

Virou chavão entre os pregadores: "OLHE PARA O IRMÃO DO SEU LADO E DIGA..."

Não consigo entender ou mesmo opinar sobre isso. Não sei se isso se trata de alguém vazio de Bíblia, animador de platéia, ou vicio de linguagem.
Sei que isso se transformou numa prática entre a maioria dos pregadores e pastores também. 
Eu fico as vezes pensando que isso seja um método de sugestionamento pedagógico do pregador, porque na verdade isso não edifica em nada as pessoas.
Talvez o pregador queira a participação, ou interação da platéia, mas isso as vezes passa dos limites. Talvez o pregador queira despertar  fé nas pessoas, mas fé é algo que ninguém consegue dar a ninguém. Então eu não entendo qual o intuito desta prática. As vezes penso que é mais uma estratégia para mexer com a emoção das pessoas que na maioria não gostam dessa coisa inventada sei lá por quem.
A verdade é que isso pode funcionar em alguma ocasião, mas ouço pessoas em sua maioria, reclamando disso, pois nem sempre a pessoa ao lado é uma pessoa conhecida ou íntima.

Penso que essa prática seja apenas uma maneira de disfarçar um vazio de conhecimento teológico ou bíblico por parte do pregador, pois, quem de fato sabe pregar não se utiliza deste recurso o tempo todo.
Outro um dia um pregador na minha igreja deu esta ordem por cerca de 20 vezes em menos de uma hora de pregação. Isso só pode ser coisa humana, pois para Deus operar ele não precisa disso, nem desses recursos repetitivos.
Me lembro hoje que por muitas vezes me utilizei deste recurso, mas não com tanta repetição e mesmo assim, vejo que isso incomodava e incomoda os irmãos.

Acho que isso virou algo que o pregador faz sem notar que extrapola os limites...

Mas, quem sou eu para dizer alguma coisa, apenas um membro da igreja que nunca esteve pregando em outros países nem estados, eu que sou apenas um funcionário publico dono de um carro ano 97, não tenho carro importado, nem vivo da "obra" viajando de um lado a outro de avião me hospedando em hotéis, nem possuo i-pad ou tablets de 10" última geração....enfim sou apenas um daqueles muitos membros que andam cheios destas invencionices estranhas de pregadores e conferencistas internacionais e nacionais....

Em Cristo,
Pr Ivair J. Lehm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES