08 agosto 2013

DOUTRINA E COSTUME - AS COISAS QUE SE ENSINAM POR AÍ !!!

                   Existe uma discussão no meio pentecostal a respeito de usos e costumes, que são geralmente conhecidos e confundidos como "doutrinas" e esses mesmos, criam divisões no seio da igreja.

               Penso realmente que não sou o melhor de todos e entre todos os estudantes da palavra de Deus para falar sobre o assunto. Existem teólogos bem mais abalizados que eu para falar sobre este tema, mas quero deixar aqui a minha pequena e humilde opinião e observação.

                  Doutrina é um ensino Bíblico que não varia de acordo com a cultura das pessoas que recebem o Evangelho, enquanto que os costumes são muito diferentes em cada país, região e povo alcançado.

                  Isto posto quero dizer: ainda vejo igrejas com nomes mais curiosos e esquisitos, ensinando ainda uma santidade, baseada simplesmente nos costumes defendidos a décadas por pregadores que nem existem mais. Não que esses pregadores foram ruins, ou que fizeram mau para a igreja. Como eu gostaria de ter conhecido pastores como Paulo Macalão, Cicero Canuto de Lima, Bruno Skolimowisk, Daniel Berg, Otto Nelson, Alcebíades Vasconcelos, Manoel de Melo, entre tantos outros, homens que tiveram a ousadia de anunciarem a Jesus em terras brasileiras onde o que imperava absoluto era o catolicismo, espiritismo e outros "ismos".

                      Mas esses homens viveram a sua época e com a ajuda do Espírito Santo de Deus, fizeram um trabalho monumental. Ocorre que muitos dos costumes que esses homens ensinaram como doutrinas, ja se perderam com o tempo. Mas ainda existem homens que insistem em ensinar e impor algumas regras ao povo, como se isso, glorificasse a Deus e o fizesse mais Santo e Temível.

                   O que se ensina é que devemos ter uma vida "diferente dos ímpios", ou seja, não usar o que eles usam e nem fazer o que eles fazem. Devemos ser " humildes com nossas vestes e nunca desejar usar coisas de vaidade". 

                  É bem verdade que não devemos fazer o que os ímpios fazem, ou seja, não devemos viver numa vida de pecado e longe de Deus. Mas ainda se ensina que Deus, abomina uma mulher que use calças compridas, que usa brincos, maquiagem, ou alguma jóia. Ainda se ensina que o homem de Deus deve andar de roupas sociais apenas e nunca usar jeans, nem nunca praticar esportes, nem mesmo jogar futebol com o filho de 5 anos. Ainda se ensina que o cristão deve viver uma vida de jejum o tempo todo, e orando o tempo todo.  Claro que devemos jejuar e orar, isso é o mínimo que podemos fazer enquanto servos de Deus.

                  Mas não podemos nos esquecer que somos seres humanos, quem temos uma vida social, que além da casa do Senhor, ainda temos nosso trabalho, amigos que não são da mesma fé.
                     Não podemos nos esquecer que vivemos num mundo onde a maioria não teme ao Senhor e que defendem suas idéias e que devemos respeitar essas pessoas e seus posicionamentos, ainda que sejam contrários aos nossos.
                Mesmo não concordando conosco, devemos evangelizá-los com nossas atitudes e não apenas com nossas palavras e roupas que usamos.
Ainda existem pastores pregando um isolamento dos crentes em relação aos não cristãos. Pastores que ensinam que não devemos ter amizades, nem mesmo com familiares de outra fé.

                 Isso não é nem de longe sr "cristão", pois o verdadeiro discípulo de Cristo, ama o seu próximo, independente de crença, filosofia, ideologia.

              O Crente verdadeiro nunca concordará com o pecado e sua prática, porem, sempre amará o próximo como a si mesmo, sendo essa sim a MAIOR DE TODAS AS DOUTRINAS.

Em Cristo, 
Pr Ivair J. Lehm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES