03 julho 2013

DISCÍPULOS OU SEGUIDORES PARTICULARES !

                  Jesus, antes de subir ao céu, deu uma ordem aos seus discípulos: “ensinado-as a guardar todas as coisas que vos tenho mandado....” Mateus 28:20.
Esta é uma das passagens mais usadas quando o assunto é discipulado, evangelismo dentro das igrejas. Falamos muito em ganhar almas para Cristo, em ganhar vidas para Jesus, etc... Mas a ordem de Jesus não foi apenas o ganhar almas, mas principalmente ensiná-las !!

Mas ENSINAR O QUE ?

             É incrível o que se ensina hoje dentro das igrejas por aqueles que estão em eminência.
         Um evangelho desprovido de submissão a Palavra de Deus, não pode ser ensinado, mas é não só ensinado, como incentivado a ser propagado por aqueles que desconhecem o verdadeiro sentido da palavra Evangelho. A palavra Evangelho vem do latim e significa “boas novas” , mas o que se tem visto por aí é apenas uma sucessão de repetidores de doutrinas humanas forjadas a bel prazer de líderes inescrupulosos.       
           
          Discipular alguém significa ensinar esta pessoa uma doutrina, ou conhecimento que o levem a um crescimento espiritual, social, enfim que transforme este discípulo em alguém melhor.

       Se por um lado existem os pregadores da teologia da prosperidade e do imediatismo religioso, do “cristianismo de resultados”, se existem os lideres que se preocupam em ensinar o “aqui e agora” apenas e tirar o Maximo de proveito disso, dos seus discípulos, existem outros que discipulam de tal forma, que querem reproduzir nos discípulos, a sua própria personalidade, idéias, costumes, regras, ou seja, querem clones de si mesmo.

          Se Discipular é ensinar alguém a ser melhor, como a igreja de Cristo está tão mau espiritualmente e carecendo de caráter cristão ?
Jesus nunca discipulou alguém para que ele se transformasse num mero religioso ou numa pessoa pior. Mas deixando de lado os mestres da teologia da prosperidade e do evangelho mercantilista, vou me ater, naqueles fariseus, que criam, verdadeiros repetidores de dogmas, doutrinas, e costumes criados por verdadeiros religiosos.

           É de admirar como pode uma pessoa, ensinar outra a ter ódio, a nutrir aversão por uma outra pessoa dentro de uma igreja, dita cristã?
Se a essência do evangelho é o amor, como pode alguém doutrinar, discipular alguém dentro de uma igreja a não amar o irmão que se senta no mesmo banco e divide com ele o mesmo cálice da ceia do Senhor ?
         Como pode alguém ensinar a outrem a não se relacionar com alguém que deslizou, que pecou, que se afastou da igreja, que por algum motivo deixou de frequentar a igreja ?
Digo assim, pois nem sempre alguém que peca por exemplo, se desvia como usam dizer os religiosos. Nem por estar sem ir a igreja, alguém está desviado, ou em pecado !!!
             Nem mesmo por não ir a igreja, não significa que alguém não esteja em Cristo !!!
          O apóstolo Paulo escreveu em 2ª Coríntios 5:17 algo que bem pode ser aplicado aqui para reflexão: “ se alguém está em Cristo “
       Paulo deixa claro que antes de estar membrado numa igreja, numa denominação, num grupo, esta pessoa deve estar em Cristo !!!

               Tenho visto pessoas serem ensinadas a afastar-se dos “desviados” por seus líderes, por seus mestres, por aqueles que como pregadores do evangelho, deveriam imitar a Jesus...

              Se o mestre ensina o discípulo a se afastar de alguém que não pensa como ele (mestre) na realidade ele está criando um clone seu e não um discípulo de Cristo.

              Eu fui pastor por 15 anos e o que mais via eram lideres de igrejas por onde passei, ensinando divisões dentro das igrejas, por alguém não ser ou não pensar como o líder. E não eram questões importante e relevantes da teologia e da Bíblia, mas questões ridículas.
              E o que mais impressiona é que este tipo de pregação e ensino arrebanha seus adeptos...
             Quem for pastor e dirigente de igreja sabe bem do que estou falando.
             Existem pessoas que estão criando seus próprios discípulos com sua próprias idéias e seu evangelho pessoal...acredite mas é verdade !!!!

         Já presenciei lideres, pastores ensinando membros de sua igreja a se afastarem de seus pais por não terem a mesma fé. A se afastarem de seus irmãos de sangue, por estes não crerem no mesmo Deus, isso não é discipulado, isso é doutrinação espúria !!!

        Quantas pessoas se afastaram da igreja, caíram e pecado e nem receberam uma visita de outros membros, pois o mestre, líder, impediu os demais do grupo a fazerem a visita, com o discurso que o outro que caiu, não é digno pois está em pecado.
        Sabe, quem pensa assim mostra o desconhecimento das escrituras, Jesus disse na casa de Zaqueu que veio buscar e salvar o que se tinha perdido.
       Em Lucas 15, outro capítulo desconhecido desses mestres, Jesus fala sobre a ovelha, a dracma e o filho pródigo.
       Enquanto lideres ensinam a se afastarem de pessoas que não pensam igual, enquanto ensinam o desprezo, Jesus ensina o abraço do Pai, o Bom Pastor que busca a ovelha, que cura a ferida, que festeja a volta do filho, que se alegra pela dracma que foi achada...

         Pense bem, ensinar é algo muito mais profundo e importante que apenas tentar mostrar que sabe alguma coisa, discipular é muito mais importante que apenas parecer ser um grande pregador...

Em Cristo,

Pr Ivair J. Lehm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES