15 junho 2013

7 REQUISITOS CUMPRIDOS POR JESUS

Ao longo dos séculos muitos têm reivindicado ser o Messias prometido. Mas só Um cumpriu a 100% os requisitos pré-anunciados e exigidos para o Messias de Israel, satisfazendo todas as profecias a Seu respeito. O Seu Nome é Jesus de Nazaré, nascido de Maria, em Belém Efrata, há cerca de 2 mil anos atrás. Ninguém foi tão explicitamente “visto” e descrito centenas e até milhares de anos antes pelos profetas e que cumprisse exatamente aquilo que as profecias haviam revelado sobre esta Pessoa que mudou a História, a não ser Jesus!
Estes são 7 dos pré-requisitos que o Messias teria de satisfazer para comprovar a Sua identidade. Jesus foi o Único que os cumpriu integralmente, não deixando qualquer dúvida que Ele é o verdadeiro Messias. Ao longo dos séculos muitos têm reivindicado ser o Messias prometido, mas só Um cumpriu todos os requisitos: Jesus, Deus encarnado que viveu entre nós e vive em nós para todo o sempre! Aleluia! 

1 – SUA LINHAGEM
Seria descendente de Abraão, Isaque e Jacó – Gen. 12:3; 26:3-4“...por meio dela (a tua descendência) serão benditas todas as famílias da terra”; 28:13-15; S.Mateus 1:1-2 - “Livro da geração de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão. Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá...” 
Seria da tribo de Judá – Gen. 49:10 - “O cetro não se arredará de Judá, nem o legislador dentre seus pés, até que venha Siló; e a ele se congregarão os povos” 
Seria descendente de David – 2 Samuel 7:4-17 - “...porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.”; Isaías 11:1-2 - “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”.
S. Lucas 3:23-32 - “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José.. … e Natã de David, e David de Jessé...” 

2 – SEU NASCIMENTO
Nasceria de uma virgem – Isaías 7:14 - “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o Seu nome Emanuel”.S. Mateus 1:20-23 - “...eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de David, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o Seu nome JESUS; porque Ele salvará o Seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamá-lO-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.” 
Nasceria como homem – Isaías 9:6 - “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os Seus ombros, e se chamará o Seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de David e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto”; 49:1, 5 - “O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome”.
Nasceria em Belém Efrata – Miqueias 5:2 - “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”; S. Mateus 2:1 - “E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes...” 
Nasceria num tempo pré-determinado – Daniel 9:24-26 - “Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas...”; Gálatas 4:4 - “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher...” 

3 – SUA NATUREZA
Ele é divino – Isaías 7:14 - “...e chamará o Seu Nome Emanuel (Deus conosco)” ; 9:6 - “...e Se chamará Deus Forte, Pai da Eternidade...”; Miquéias 5:2; Jeremias 23:5-6 - “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a David um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos Seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o Seu nome, com o qual Deus o chamará: O Senhor Justiça nossa”. Hebreus 1:8 -“Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...” 
Ele é humano – Isaías 9:6 - “Porque um menino nos nasceu...”; 49:1 - “...O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de Minha mãe fez menção do Meu Nome”; 
5- “E agora diz o Senhor, que me formou desde o ventre para ser Seu servo...” 
Ele é justo e sem pecado – Isaías 53:10 - “...quando a Sua alma se puser por expiação do pecado”; 11:4-5 - “Mas julgará com justiça aos pobres...e a justiça será o cinto dos Seus lombos...”; Jeremias 23:5-6 - “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a David um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra”. 1 Pedro 2:22 - “O Qual (Jesus) não cometeu pecado, nem na Sua boca se achou engano.” 

4 – SEUS NOMES
Emanuel “Deus conosco” - Isaías 7:14 - “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o Seu Nome Emanuel”. 
O Deus Todo Poderoso, o Pai Eterno – Isaías 9:6 - “...e se chamará o Seu Nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” 
O tronco, o renovo – Isaías 11:1- “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.” 

O Santo de Israel – Isaías 48:17 - “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel...” 

5 – SUA MORTE
Seria traído por um amigo – Salmo 41:9 - “Até o Meu próprio amigo íntimo, em quem Eu tanto confiava, que comia do Meu pão, levantou contra Mim o seu calcanhar”.S. Mateus 26:21, 23 - “E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós Me há de trair...o que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair”.
Sua morte seria substitutiva – Isaías 53:4-6 - “Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre Si...mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados.”; Daniel 9:26 - “E depois das sessenta e duas semanas será cortado o Messias...” Hebreus 10:12, 14 - “Mas este (Jesus), havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus...porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.”; 1 Pedro 2:24 - “Levando Ele mesmo em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro...pelas Suas pisaduras fostes sarados.” 
Seus ossos não seriam quebrados – Êxodo 12:46; Salmos 34:20 -“Ele lhe guarda todos os Seus ossos, nem sequer um deles se quebra”; S. João 19:33 - “Mas, vindo (os soldados) a Jesus, e vendo-O já morto, não Lhe quebraram as pernas.”
Seu corpo seria traspassado – Salmos 22:16 - “...traspassaram-Me as mãos e os pés”; S. João 19:34 - “Contudo um dos soldados Lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.”

6 – SUA RESSURREIÇÃO
Seria sepultado no túmulo de um homem rico – Isaías 53:9 - “E puseram a Sua sepultura com os ímpios, e com o rico na Sua morte...” S. Mateus 27:57-60 - “E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. E José, tomando o corpo, envolveu-o num fino e limpo lençol. E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha...” 
Seu corpo não experimentaria a corrupção – Salmo 16:10 - “Pois não deixarás a Minha alma no inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja corrupção
Seria liberto do túmulo – Salmo 49:15 - “Mas Deus remirá a Minha alma do poder da sepultura, pois Me receberá”; S. Mateus 28:6 - “Ele não está aqui (no sepulcro), porque já ressuscitou, como havia dito...” 
Veria a “Sua semente” e “prolongaria os Seus dias” - Isaías 53:10 - “...Verá a Sua posteridade, prolongará os Seus dias...Ele verá o fruto do trabalho da Sua alma, e ficará satisfeito...”

7 – SEU RETORNO
Será espetacular e visível em todo o mundo – Mateus 24:29-30 -“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” 
Apocalipse 1:7 - “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá...”

Estará sobre o Monte das Oliveiras, que se dividirá a meio – Zacarias 14:4 - “E naquele dia estarão os Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente...” 
Terá marcas da crucificação – Zacarias 12:10; - “Mas sobre a casa de David, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para Mim, a Quem traspassaram”;Apocalipse 1:7 - “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá, até os mesmos que O traspassaram...”; 13:6 - “E se alguém Lhe disser: Que feridas são estas nas Tuas mãos? Dirá Ele: São feridas com que fui ferido em casa dos Meus amigos.” 
Protegerá Israel e derrotará o Anticristo – Zacarias 12:8; 7 -“Naquele dia o Senhor protegerá os habitantes de Jerusalém... e o Senhor salvará primeiramente as tendas de Judá...”Apocalipse 19:11 – 21 - “...E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça...e vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra Àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao Seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta...” 
Reinará para sempre – Salmo 2:6,8 - “Eu, porém, ungi o Meu Rei sobre o meu Santo Monte de Sião...Eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por Tua possessão”; Zacarias 14-9 “E o Senhor será Rei sobre toda a Terra, naquele dia um será o Senhor e um será o seu Nome”; Hebreus 1:8 “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o Teu trono subsiste pelos séculos dos séculos...”

É interessante ainda notar que o Evangelho segundo Mateus, que segundo teólogos e historiadores, era um judeu, foi escrito para os judeus e neste evangelho, existe muitas citações dos profetas sobre o Messias, pois Mateus as citava, para convencer seu povo sobre a pessoa de Jesus. Neste evangelho existe uma citação que vale a pena ressaltar aqui. No capítulo 21:1-11 deste evangelho, nos é narrado a entrada de Jesus em Jerusalém, montado num jumento e Mateus, cita o profeta Zacarias 9:9 “ alegra-te ó filha de Sião..eis que aí vem o teu rei, justo e Salvador, pobre e montado sobre um jumento..” exatamente como Jesus entrou em Jerusalém, para ser recebido como Rei e depois ser sacrificado pelo pecado da humanidade.


Compilado do Blog do Bispo Roberto Torrencilhas.

Um comentário:

  1. A paz de Cristo amado,gostaria de indicar meu blog:willian bugiga e o site www.convertidos.com.br
    A paz

    ResponderExcluir

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM:

OUTRAS MENSAGENS INTERESSANTES