21 julho 2012

A DIFÍCIL TAREFA DE SER PASTOR

         O apóstolo Paulo diz algo chocante em 2ª Timóteo 4:10 " Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia, Tito para a Dalmácia;"
      É o desabafo de alguém que havia lutado por mais de 35 anos em favor do evangelho e agora se encontra abandonado, num momento decisivo e crucial de sua vida. O apóstolo Paulo tinha a consciência tranquila de que havia feito o melhor para a obra de Deus. 
       Este homem tinha dado sua vida em prol da causa de Jesus. Tinha se dedicado inteiramente as pessoas, as cidades, aos amigos. Paulo havia ensinado de dia e de noite, pelas casas, nas vilas, nas aldeias. Paulo foi apedrejado, caluniado, perseguido, injuriado, tido como nada nem ninguém. 

      Paulo chegou a dizer que se deixava a disposição do Mestre, para que em sua carne se "cumprisse o resto das aflições de Cristo"  Colossenses 1:24. Paulo se deu, se entregou a vontade soberana de Deus, evangelizando, orando, jejuando, basta lermos a sua Segunda Carta aos Corintios e teremos ali um pouco das provações pelas quais Paulo passou e no final de sua carreira, Paulo se encontra só, abandonado por amigos a quem ele devotou sua vida, ensinando e ajudando a caminhar em Cristo Jesus.

       Eu li um certo dia uma frase que marcou a minha vida, ainda quando não era um salvo em Cristo: " O pior sentimento do ser humano é a ingratidão ". Aprendi que ingratidão é diferente de vingança, pois quando alguém se vinga de outrem, ele paga com mau, o mau que ele recebeu. A ingratidão ocorre quando se paga com o mau, o bem que se recebeu.

      Não somos nada, nem ninguém nesta terra sem Jesus. Mas quantos pastores estão abandonados por pessoas a quem tem ajudado, além de suas forças e capacidade. Claro que alguém me diz: "mas pastor, a recompensa vem de Deus" e eu concordo, galardão, só Deus vai nos dar naquele grande dia. Mas como seres humanos salvos em Jesus, a recomendação bíblica é para que honremos aqueles que presidem sobre nós; que reconheçamos o trabalho de nossos pastores; que ao menos sejamos reconhecidos como irmãos em Cristo. Não sou melhor que ninguém neste mundo, mas quantos de nós, e eu me incluo nisso, temos recebido ingratidão no lugar de reconhecimento, de um "muito obrigado pastor".

     Quantas vezes, o pastor prepara um ensino bíblico baseado na palavra de Deus pura e Santa e quando chega na igreja, "um foi testar uma junta de boi, outro casou-se, outro foi ver um campo, outro foi enterrar o pai, outro foi se despedir dos seus irmãos" e assim por diante... É nas horas mais difíceis que precisamos de pessoas ao nosso lado. AS pessoas cobram o ombro amigo do pastor para os consolarem e nunca se lembram que o pastor também chora. As pessoas cobram amor do pastor, e nunca se lembram que o pastor também tem necessidade de ser e se sentir amado...

      Quando tudo está bem na vida do pastor, todos querem estar ao seu lado, mas quando tudo parece ir de mau a pior, o pastor fica sozinho...
Paulo estava se sentindo só, abandonado num momento cruel de sua vida e por muitas vezes, olhamos em redor para acharmos alguém que nos ajude e não encontramos ninguém...as pessoas que confiamos, que estão conosco na hora da bonança, desaparecem em meio a tempestade, se escondem atrás de suas hipocrisias e se desculpam por não quererem ajudar o pastor...

     O que trás alegria a um pastor de verdade, não os comerciantes da fé, mas o pastor chamado e levantado por Deus, não é um presente caro, nem um carro importado, nem um paletó de grife, ou um anel de ouro 22 kilates, ou uma viagem de ferias para a Europa com a esposa, mas, o que alegra o coração de um pastor, é o AMOR que se tem por ele, é a OBEDIÊNCIA, LEALDADE, O COMPANHEIRISMO, nas horas mais difíceis da vida dele.

Lembre-se disso, da próxima vez que for criticar ou falar mau de seu pastor, ele pode estar sofrendo e a única coisa que deseja é um amigo ao seu lado....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM: