26 março 2012

QUAL ERA A RELIGIÃO DE JESUS ? JESUS ERA EVANGÉLICO ?

Parece uma pergunta um tanto sem nexo, mas vale a pena insistir: qual era religião de Jesus ? Jesus era evangélico ?
Bem, eu vejo hoje em dia um orgulho estampado no peito de muita gente por aí dizendo: “ eu sou evangélico “, vi num carro certa vez um adesivo que dizia assim: “ graças a Deus, sou evangélico ”. Mas devemos antes de tudo e como disse Paulo, levar “todo pensamento a obediência de Cristo”, este orgulho, esta prepotência de alguns, faz parte do evangelho de Jesus ? Creio que não, pois Jesus não ensinou isso a ninguém !
Mas vamos ao assunto. Jesus era um judeu, viveu numa sociedade marcada pela intolerância religiosa e política, fazia parte de uma nação oprimida e subordinada a um império politeísta e escravagista, o império dos césares. Jesus viveu numa época onde se guardava as leis de Moisés. Jesus, veio cumprir a lei, como Paulo no ensinou, mas Jesus não trouxe uma nova religião, como muitos pensam.
Jesus não veio inaugurar um novo sistema teocrático religioso, baseado em leis, em estatutos e costumes como a maioria pensa. Jesus em momento algum, ensinou algum código para ser cumprido ou guardado. Jesus, veio trazer liberdade ao cativo, salvar o que se havia perdido e chamar os pecadores ao arrependimento. Diferente dos nossos dias onde nos orgulhamos ao extremo por sermos evangélicos, Jesus ensinou a ter um relacionamento pessoal com Deus, e não ser observador de dogmas e doutrinas. Muitas vezes, ficamos orgulhosos por sermos “evangélicos” e vejo lideres dizendo que em breve seremos a maioria neste país. Mas nosso Senhor Jesus nunca disse nem ensinou que nosso alvo deveria ser esse,  Ele nos ensinou a sermos sal da terra e luz do mundo e acima de tudo,  Ele ordenou que pregássemos o Evangelho da salvação. Jesus, diferente de outros lideres de religiões, nunca ensinou seus discípulos a serem extremistas, exclusivistas ou fanáticos a ponto de matarem em nome de uma religião ou em seu Nome. Jesus não tinha religião, pois os judeus não tinham nenhuma denominação, apenas guardavam as leis de Moisés e os religiosos guardavam os ensinamentos dos fariseus.
Enquanto muita gente pensa que Jesus é evangélico, Ele é o “ CAMINHO A VERDADE E A VIDA”. Jesus não foi católico, nem evangélico, muito menos espírita kardecista, nem mulçumano, budista, Jesus não foi batista, nem pentecostal, nem assembleiano, nem da universal, mundial, nem mesmo adventista, e ainda nem mesmo testemunha de Jeová. Jesus não foi nada disso, JESUS É O PROPRIO DEUS !!!
Hoje as igrejas  e movimentos com seus lideres, buscam a si mesmos uma aprovação exclusivista, como se Jesus os tivesse iluminado como a religião, ou igreja certa, mas Jesus disse ” eu sou a luz do mundo, quem me seguir, nunca andará em trevas “ Jesus é quem devemos seguir e não um sistema, igreja, pastor, ou seja lá que ideologia for. Essas ordenanças como pastores, bispos, denominações, costumes são coisas organizadas pelo homem que se preocupou em organizar uma religião, um sistema religioso, algo que Jesus nunca se preocupou em organizar.
Na frente do tumulo de Lazaro, Jesus disse a irmã do morto “ eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em MIM, ainda que esteja morto, viverá”, o mais interessante é que Jesus disse: “ quem crê em mim” e “não quem for evangélico”. Em João capitulo 15:7, Jesus disse assim:”se vós estiverdes em MIM e as minhas Palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito”. Jesus não disse que para receber algo deveríamos pertencer a esta ou aquela igreja, mas deveríamos estar Nele e a sua PALAVRA em nós.
Quando converso com algumas pessoas evangélicas assim como eu sou evangélico, percebo a ignorância quanto a questão Salvifica. Jesus disse aos discípulos depois de ressuscitar: ” Ide por todo mundo, pregai o evangelho (as boas novas, a boa noticia que temos alguém que morreu em nosso lugar e pagou o preço do pecado em nosso lugar)  a toda criatura; quem CRER (em Jesus, quem crer no seu sacrifício) e for batizado, será salvo”. Mas as pessoas pensam que devem pertencer a esta ou aquela igreja, guardar este ou aquele costume para ser salvo, quando Jesus disse que basta CRER NELE para ser salvo. O evangelho existe por causa de Jesus e não o contrário !!!
O versículo áureo da Bíblia, nos revela algo que muita gente não percebe: “ Deus amou o mundo de tal maneira que DEU o  seu Filho Unigênito para que todo  aquele que Nele CRÊ, não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3:16. Notemos que a salvação não é algo exclusivo desta ou aquela igreja, como os homens fomentam. A salvação vem do Senhor Nosso Deus.
Jesus não tinha religião, nem mesmo fundou denominação, com sua morte e ressurreição, Ele resgatou para si, aqueles que crêem Nele, um “povo, especial zeloso de boas obras”. Jesus não era evangélico, mas é o Deus dos evangélicos, Jesus é maior que a instituição humana denominacional, Jesus é o Salvador do mundo. Jesus veio para CUMPRIR e não GUARDAR a lei.  Jesus veio ABOLIR e não organizar um novo código de LEI para o ser humano. Jesus veio libertar e trazer vida e vida com abundancia.

Em Cristo
Pr Ivair J. Lehm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

EM DEFESA DA PALAVRA DE DEUS

NOTÍCIAS CRISTÃS

VOCÊ PODERÁ GOSTAR TAMBÉM: